A democratização da beleza e como ela pode ajudar a sociedade como um todo
Historicamente, os produtos de beleza de melhor qualidade – com formulações mais eficientes e “poderosas” – sempre foram uma exclusividade das classes A e B – incluindo a B com alguma boa vontade. Com preços proibitivos, essas formulações importadas costumavam chegar ao nosso mercado com preços proibitivos para a imensa maioria da população brasileira.
De uns anos para cá, esse cenário começou a mudar. Novas gerações de cosméticos produzidos no Brasil têm chegado a mais camadas da nossa sociedade. Essa transformação se deu a partir de 3 três forças motrizes:
Pesquisa e Desenvolvimento
Além de grande produtor e consumidor de artigos de higiene e beleza, o Brasil também é o mais importante fornecedor de ativos para a cosmetologia mundial. Nossa biodiversidade é única no planeta e garante uma gigantesca variedade de matérias primas para itens de skincare, perfumaria e maquiagem.
Por décadas, a prática de mercado era exportar esses ativos para grandes marcas internacionais e importar produtos prontos, com rótulos de grife e uma precificação de acordo. A venda dos melhores produtos disponíveis no Brasil seguia o padrão de inúmeros outros setores da nossa economia: exportávamos as commodities e importávamos os produtos prontos.
Investimentos massivos de marcas nacionais em pesquisa e desenvolvimento de produtos, criaram uma nova realidade. As fórmulas saídas desse processo não devem nada para as estrangeiras e chegam ao consumidor final por menos da metade do preço. Basicamente, passamos a produzir por aqui o que só era fabricado no exterior, com o mesmo padrão de qualidade.
Representante = Consultora
Com profissionais e procedimentos normalmente muito caros, uma análise dermatológica de pele ou cabelo é para poucos. Com o grosso da população não tendo acesso a um especialista para lhe apontar o produto mais indicado para si, essa lacuna acabou por ser preenchida pelas representantes de vendas diretas.
A experiência dessas vendedoras com os artigos que representam, dá a elas a expertise necessária para indicar às suas clientes os ativos que melhor atenderão às suas necessidades particulares. Somente com esse efeito propagador, esses novos produtos puderam ser entendidos pelo público e atingir seu objetivo de chegar a novas faixas da população.
O ponto de encontro
Se tem um lugar que serve como epicentro de tudo que gira em torno da economia da beleza é o salão. Esse encontro de profissionais e público possibilita uma troca que não acontece em nenhum outro lugar.
Não é incomum encontrar nesses salões, principalmente os que se localizam em regiões periféricas das cidades, catálogos de produtos de marcas nacionais. Sempre tem uma cabeleireira, manicure ou maquiadora que também trabalha com venda direta. Tornar essas formulações brasileiras parte da conversa nos salões de beleza levam ao público mais uma fonte de informação sobre a mudança que vem ocorrendo no setor.
Com o aval de representantes e profissionais da área da beleza, o recado vem chegando a cada vez mais ouvidos: existem, sim, produtos acessíveis e de qualidade no mercado brasileiro de cosméticos. As fórmulas mais modernas não são mais exclusividade de quem tem mais dinheiro para investir no autocuidado. A democratização da beleza é um fato. As Representantes da Beleza Avon levam aos quatro cantos do Brasil produtos de alta qualidade, com preços acessíveis. Clique aqui e descubra como se tornar uma representante, ter uma fonte de renda estável e, ainda, movimentar a roda da economia da sua região.