Adoção de soluções em nuvem para habilitar o trabalho remoto, E-commerce e digitalização dos processos se mostraram mais necessários durante a pandemia

A pandemia da Covid-19 é, sem dúvidas, um marco na história humana. Ela causou impactos em todas as camadas da sociedade. Nas empresas, a pandemia trouxe a urgência de se adotar soluções para ajudar os negócios a sobreviver em meio a um período repleto de incertezas e desafios.

Nesse cenário, a computação em nuvem ou cloud computing ganhou força entre companhias dos mais diversos setores e portes. A tecnologia em nuvem é fundamental para atividades que, durante a pandemia, se tornaram corriqueiras, como o home office, o streaming e o funcionamento dos Apps, por exemplo. No caso das empresas, a tecnologia é fundamental para a transformação digital. Em um mundo cada vez mais conectado, ágil e digital, principalmente nos negócios, é necessário adotar soluções em nuvem e implementar uma cultura digital.  

A previsão do Gartner, líder global em pesquisa e aconselhamento para empresas, é de que os gastos mundiais com serviços de Nuvem Pública deverão totalizar US$ 304,9 bilhões em 2021, representando um crescimento de 18,4% quando comparado aos US$ 257,5 bilhões movimentados em 2020.

“A pandemia de COVID-19 confirmou os diferenciais e a proposta de valor das soluções em Nuvem. A capacidade de utilizarmos modelos Cloud escalonáveis para obter eficiência de custos e continuidade de negócios está impulsionando as organizações a acelerarem seus planos de transformação digital. Agora mais do que nunca, o aumento do uso de serviços em Nuvem Pública reforça o ”novo normal’”, diz Sid Nag, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner, no comunicado oficial da empresa.

Um levantamento da Microsoft realizado com proprietários e funcionários de mais de 500 pequenas, médias e microempresas de todo o país, apontou que 42% das PME aceleraram o processo de adoção de novas tecnologias. De acordo com o levantamento, para 66% dos entrevistados, os softwares de videochamadas são as principais mudanças adotadas em relação à adoção de tecnologia, seguido pela tecnologia em nuvem e softwares para o trabalho remoto, ambos com 55%.

De fato, a pandemia acelerou a transformação digital nas empresas pois era, para muitas, uma questão de sobrevivência. O período trouxe a necessidade de rever modelos de negócio de setores inteiros, como as empresas de varejo que, devido ao isolamento social que forçou o consumidor a adotar um novo comportamento de compra, tiveram que investir no e-commerce. Segundo a 6ª edição do “Perfil do E-commerce Brasileiro” do PayPal, o número de lojas virtuais saltou de 930 mil em agosto de 2019 para 1,3 milhão no mesmo período de 2020, um aumento de 40,7%.

Mas qual o real impacto do uso de tecnologia em nuvem nos negócios?

A tecnologia em nuvem permite a digitalização de processos, a modernização dos negócios, a flexibilização de serviços, além da produção e mensuração de dados relevantes para os negócios. Além disso, a solução permite um melhor relacionamento com os clientes, provendo dados que permitem a antecipação das necessidades dos consumidores e um atendimento mais personalizado.

Outra vantagem é que, para implementar uma solução baseada em nuvem, basta um computador conectado à internet. Ou seja, não é necessário ter uma grande infraestrutura de TI, com uma grande equipe para fazer a instalação e gestão do programa. Essa facilidade é o que faz com que a computação em nuvem seja mais econômica, principalmente se levarmos em conta os benefícios que ela oferece.

Uma solução implementada em um restaurante, por exemplo, permite uma gestão mais efetiva de seus recursos. Por meio da plataforma, é possível mensurar e gerir todos os dados relacionados às áreas em uma única solução. Além disso, a tecnologia possibilita, por meio dos dados, extrair insights que podem ser utilizados para melhorar os negócios.

Além disso, a tecnologia em nuvem permite que os negócios escalem, ou seja, aumentem sua capacidade de produzir e vender sem precisar realizar grandes investimentos em infraestrutura ou aumento da equipe. Com isso, pequenas e médias empresas podem expandir seus negócios e atender mais clientes, otimizando recursos sem gastos adicionais.

Se já não era uma prioridade antes, a adoção de soluções em cloud é primordial para acelerar a transformação digital e elevar o nível dos negócios.

Você também vai gostar

Por que a transformação digital é essencial para destravar o crescimento das pequenas empresas

O investimento em TI possibilita o crescimento sustentável de pequenas e microempresas. Independente do orçamento disponível, existem soluções digitais para todo tipo de negócio.

Conheça o game Champions of the Future, um RPG grátis que premia seus melhores jogadores

Jogue na plataforma Play Energy e busque seu lugar na Campus Party…

Champions of the Future: game gratuito tem prêmios em euro para alunos e professores

Disponível na plataforma Play Energy, o RPG online diverte, conscientiza, dá prêmios…

Segurança digital, o novo ponto na agenda das pequenas e microempresas

Uma segurança digital frágil é um dos principais fatores que podem limitar a capacidade de expansão de micro e pequenas empresas. Veja como destravar seu crescimento, proteger seus dados e se preparar para o futuro.